Você pode estar pagando juros abusivos em seu financiamento ou empréstimo! Saiba como descobrir

Uma das principais fontes de lucro dos bancos são os juros cobrados sobre os valores que emprestam.

O valor dos juros varia muito de acordo com o tipo de dívida, ou seja, a taxa de juros de um empréstimo consignado não é a mesma de um financiamento de veículo.

O problema é que, em muitos casos, os juros acabam se fazendo abusivos, fora da taxa média do Banco Central e com isso o consumidor acaba ficando com um saldo devedor simplesmente absurdo.

Como verificar se estou pagando juros abusivos?

Para verificar se a sua taxa de juros é abusiva, é necessário verificar a taxa média de mercado, disponibilizada no site do Banco Central.

Suponhamos que a taxa média de mercado para o seu empréstimo seja de 1%, mas o banco está lhe cobrando 5%, temos um caso muito claro de juros abusivos.

A justiça tem o entendimento pela maior parte dos juízes que se a taxa de juros do contrato estiver acima do dobro da taxa média de mercado, se trata de uma taxa de juros abusiva.

Se você tem algum contrato junto ao banco, talvez seja interessante verificar se a taxa de juros dele está de acordo com a taxa média do Banco Central.

O escritório RB Advocacia é especialista em causas bancárias, sempre à disposição para auxiliar você a revisar seu contrato.

Ficou com alguma dúvida?

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!

Fale agora conosco!